CORUJINHA VHF - escuta da faixa de aviação site py2ohh.w2c.com.br
Este projeto atende a curiosidade da escuta de conversa entre os controladores de voo e as aeronaves.
A faixa que vai dos 120 aos 138MHz é destinada a uso exclusivo de comunicação entre aereoportos e aeronaves. Esta comunicação é em amplitude modulada AM.
Blocos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O receptor aqui descrito é baseado em um circuito integrado (TDA1072) que é um radio AM muito eficiente e conhecido, alem de ser barato e facilmente encontrado em sucatas ou no comercio. Este CI forma um RX de 10,7MHz com FI de 455kHz e detetor de AM.
Outro CI do receptor é o LM386, amplificador de audio, que tambem pode ser encontrado em sucatas (modem de PC) ou no comercio.
Para fazer a conversão de 120/138MHz para 10,7 empregamos o TA7358 que tambem é nosso velho conhecido, que pode ser encontrado em sucatas (TV de 5¨P&B) ou no comercio.
O VFO foi montado usando o CI TA7358, usamos um transformador de FI de 10,7MHz da Toko e um varicap de VHF.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Para amplificar os sinais de antena empregamos o BF240 (pode ser o BF494).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esquema
Instruções de montagem :
Bobinas L1 e L2
Cortar 40mm de fio 0,4 a 0,7mm de diametro, tirar o esmalte de 5mm de cada lado - estanhar - enrolar em uma broca de 3,5mm de diametro espaçar 1mm entre espiras, deve ficar com 1 espira e meia.
A bobina do VFO é feita em bobina de 10mm de FI de 10,7MHz (nucleo com fenda pequena e 4 ranhuras na forma plastica) 3 espiras sendo 2 na primeira ranhura e uma na segunda. O diametro do fio não é importante, eu usei de 0,4mm de diametro.
Os demais indutores são comerciais.
O varicap que utilizei é um de corpo preto faixa branca com 5pF em 8V e 25pF com 0V. Um SMD de corpo cinza com faixa laranja tambem dá esta variação. Eu retirei eles de seletores de canais de sucata, apesar que o de corpo preto eu tenho comprado no comercio.
Circuito de teste de varicap
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Identificação dos filtros ceramicos
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[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Ajustes
O VFO deve ser ajustado via transformador Toko, com o potenciometros de sintonia ajustados para zero Volts ou terra, ajuste o nucleo do transformador até ouvir a ultima estação de FM (o audio é incompreesivel), assim se garante que o VFO esta acima de 108MHz +10,7.
O sinal do VFO pode ser escutado em um RX de FM proximo, quando se baixa o oscilador para esta faixa, bem como em um RX de 2m, quando se aumenta a frequencia do VFO.
Resultados
Escutamos aeronaves, aeroportos até 30km de distancia, serviços publicos, radio taxi e tambem uma transmissão de radioamadores em 144MHz (repetidora). tudo com uma antena de fio de cerca de 1m de comprimento.
As transmissões são curtas e muitas vezes demoram para acontecer por isso tenha paciencia, os aeroportos tem uma estação automatica que transmite por voz as condições de pista e de clima, estas estações estão sempre no ar.
Como a relação frequencia maxima menos a frequencia minima recebida é maior que a frequencia de FI e não fizemos um filtro bom de entrada, este RX sintoniza duas frequencias ao mesmo tempo. Exemplo se o VFO esta em 130MHz vamos sintonizar 140,7MHZ (VFO +10,7) e 119,3MHZ (VFO-10,7). Mas como não temos muitas estações nestas frequencias não tivemos problemas de dupla estação sintonizada.
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