PIXIE - em portugues Site py2ohh.w2c.com.br
O Pixie é um transceptor CW de rádio miniatura, versátil que é muito popular entre os radioamadores de todo o mundo . O diagrama esquemático do projeto e das modificações estão disponíveis por toda a Internet, de sites japoneses a sites argentinos, e foi nestes lugares que encontramos o esquema e as dicas para modificações. A origem (das idéias ) do Pixie vem do colega GM3OXX com o FOXX em 1982 e foi se desenvolvendo com novas versões FOXX2 e FOXX3 o ALVA - do sueco SM7UCZ, o MICRO-80 do russo RV3GM e diversas modificações de W1FB, WA6BOY, G3LHJ, G4UMB entre outros muitos.
É miniatura porque montado cabe na palma da mão e é versátil pois com simples modificações (4 ou 5 componentes) é possível mudar de faixa.
Foto: Pixie a ressonador
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esquema do Pixie a cristal
Os componentes utilizados são de fácil obtenção no mercado ou podem ser surrupiados de uma sucata de oficinas de conserto de TV.
Como todo circuito eletrônico o Pixie pode ser dividido em partes (seções) e é desta forma que montaremos o danadinho !
São basicamente quatro partes O amplificador de áudio, o cristal oscilador, amplificador final / misturador - tanque de saída e o side tone.
A montagem é feita nos estilos Manhattan, "ilhas isoladas" e "inseto morto" (dead bug) que facilitam a montagem e possíveis melhoramentos e modificações. Alem de que as placas de circuito impresso não necessitam de ataque químico, furações etc.
A primeira parte deste trabalho refere-se ao Pixie a cristal, onde descreveremos o funcionamento e a montagem detalhada, na segunda parte descreveremos uma modificação por nós implementada que é o Pixie com ressonador cerâmico que tem um custo bem mais baixo, tem uma estabilidade excelente, utiliza também indutores comerciais e cobre toda a faixa de CW dos 40m com sintonia a varicap.
Foto : Pixie a cristal
Esquema do Pixie a ressonador cerâmico
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Como a montagem é feita em módulos, em uma terceira etapa incorporamos o Pixie num projeto baseado no popular 49er, batizado de 49er tupiniquim, onde são implementadas alguns módulos do Pixie a um transmissor com maior ganho de recepção e 4Watts de saída com um transistor de RF usado na faixa do cidadão e bobinas (indutores) comerciais.
A operação QRP exige muita dedicação do operador é muito semelhante a trabalhar DX, uma cidade distante, um estado, um pais novo, 80m, 40m, 10m, 6m, novas faixas tudo é desafio.
Mas em compensação trabalhar um pais mesmo que seja a Argentina com 500mW em 40m, com um aparelho que cabe na palma da mão que você montou ! traz uma satisfação uma alegria e um gosto de vitória que não dá para descrever.
E, eu que montei também a antena e o batedor pica pau !
Em três meses sem muito esforço eu fiz mais de 50 contatos a maioria 2xQRP e trabalhei PY1, PP1,PY4, PY2, PY5, PP5, PY3 e LU tudo com 500mW do Pixie (com ressonador cerâmico).
Faça o download do arquivo com descrição de montagem pixie a cristal
Ou da versão a ressonador cerâmico, com a descrição de montagem (eu recomendo esta) pixiearessonador
Esquema do Pixie a cristal
Site py2ohh.w2c.com.br